quarta-feira, junho 29

QUANDO EU DESCOBRI QUE NÃO SEI VENDER......




Bom, vamos começar do começo (piadinha infame e sem graça! RS!)! Uma pessoa doente, com a cabeça ainda mais doente, no último ano da faculdade de Moda e enlouquecida com um TCC igualmente doente.
           
Foi assim que basicamente surgiu a idéia de montar uma marca. Junto com a vontade da marca, aparece também a vontade (e necessidade!) de uma loja. OK. Desafios superados, desejos realizados (e muitas, muitas contas!) e loja inaugurada em 30 de abril de 2011. Nasce então a Morphine! na rua Augusta, 2212, loja 10 e junto com ela um desafio (descoberto a partir de então) maior ainda: VENDER!
           
Gente, como isso é difícil! Como eu disse, com tantas contas para pagar (loja precisa de reforma, de móveis e lógico, de produtos) e com a impossibilidade (quem pensou financeira, acertou! Rsrsrs) de ter uma vendedora por alguns meses, passo a assumir o cargo! Sim, estilista, buyer, administradora e o mais difícil para mim: VENDEDORA! Literalmente 1001 utilidades.
           
Tiro o chapéu para quem tem essa profissão. E tenho até medo de pensar nela. É até ridículo confessar isso, mas assumo ter um bloqueio “mental-físico-psicológico-bioquímico” com isso. Só de pensar já fico tremendo. Quando os clientes entram na loja, entro no impasse: ficar em cima do cliente incomoda – eu me sinto muito incomodada com isso – mas por outro lado, pode parecer descaso ou falta de atenção.
           
Algumas pessoas preferem ter a atenção do vendedor o tempo todo, mas outras simplesmente ODEIAM isso. Ai começa o grande dilema: Como saber com qual dos perfis estamos lidando? Juro, seria tão mais fácil se as pessoas carregassem uma plaquinha ou código de barras que identificasse a maneira como querem ser atendidas.
           
Mas enfim, enquanto não tenho uma varinha mágica ou bola de cristal, conto com o blog para descrever minhas experiências (ou falta delas!) no maior desafio que enfrento até agora: VENDER!
           
 Espero dicas e opiniões nos comments. E quero, depois desses meses, poder dizer: EU JÁ SEI VENDER!!!
           
Obs: críticas também são muito bem-vindas!

bjo bjo!

2 comentários:

  1. Facú de moda é o maximo infelizmente no Brasil a uma enorme carência de talentos para ensinar, eu parei no segundo ano por falta de motivação e perspectiva nesse negócio.

    Josy

    ResponderExcluir
  2. Oi Josy!

    Aprendi bastante coisa na faculdade, mas diria que a maioria a gente aprende na prática mesmo. Quando comecei a trabalhar com confecção errei muito (aliás vc me deu idéia pra outro post!).

    Tive professores muito bons, e outros muito ruins. Minha orientadora do TCC me ajudou muito e até hj agradeço por isso. Minha grande motivação veio dali (quando eu começar a postar o TCC vc vai ver, continue acompanhando o blog! rsrs).

    Na faculdade de Moda (e em qualquer outra, eu acho!) muito depende também dos alunos. Perspectiva de negócio tem sim, mas tem muita concorrência e outro grande problema: indicação! Penei bastante porque sempre meti a cara e já na faculdade abri meu proprio negócio. Não tive o retorno ainda, mas tô confiante nisso.

    Acho que vale a pena vc tentar.....se é isso que vc realmente gosta, não tem motivo pra desistir. Fico torcendo por vc!

    Se precisar de ajuda, não sou a pessoa mais experiente do mundo, mas podemos conversar (ou fofocar! rsrs).

    Continue acompanhando o blog que em breve falo mais sobre isso! E dá uma passadinha aqui na loja pra conhecer!

    Brigadinha!

    Bjo bjo!

    ResponderExcluir